Antes de mais nada, para os desentendidos: FML = Fuck My Life. Preciso explicar mais? Não? Ótimo, continuemos.

Algumas estatísticas dizem que o IE6 ainda corresponde a 18% dos acessos, mas a verdade é: 105% dos clientes de um web designer/developer ainda usam essa velharia e se recusam a sequer pensar em atualizar. FATO.

Não só com relação ao IE, mas a maioria das empresas faz questão de se manter uma ou duas gerações atrás em tudo.

Pois bem, essa é a história:

Peguei um projeto para fazer, nada muito grande, mas uns dias depois de enviar o projeto para o cliente recebo um PPT com as “observações” (odeio quando mandam em PPT. Por que não manda direto no email? Dá até para por imagens, pô!). Eis que dentre elas está: “ajustar layout do menu”. A primeira coisa que eu vejo é: Win XP + IE6. FML.

Olha só como era para ser, e como está:

IE7

Aqui está tudo lindo, no lugar.
Aqui está tudo lindo, no lugar.

 

IE6

Já aqui... Tudo zoado...
Já aqui... Tudo zoado...

 

E o pior é que nem adianta dizer que o problema é só no IE6, que nos outros navegados funciona perfeitamente. Para o cliente só existe o browser que ele usa. Mas também, não adianta reclamar do cliente, tem que funcionar e pronto. O problema aqui é o IE6. 

Nas palavras do meu amigo homoss… Digo, designer: “IE6, te odeio. Por favor, morra.”

O grande empecilho aqui é que eu uso Vista. E testar algo no IE6 para quem usa Vista não é trivial. É preciso baixar o Virtual PC (ou algum outro software de virtualização) e uma Virtual Machine que a Microsoft disponibiliza com o XP SP3 e IE6, válida até Abril deste ano, por enquanto (eles vão lançando outras com o tempo). Tamanho total do download: 440mb. Minha internet é de 128kbs e muito temperamental. E o cliente na bota.

Baixado o VPC, mais uma batalha épica para conseguir fazer o XP virtual acessar o IIS do Vista. Muita briga com configurações de rede e firewall, mas eu consegui.

Então começo a fazer testes aleatórios no CSS para tentar descobrir o que está acontecendo. Eu estou usando CssFriendly Control Adapters, para fazer o Menu do ASP.NET ser gerado em <ul> ao invés da salada de <table>, <td> e javascript que é normalmente.

O grande problema é que o IE6 parece estar simplesmente ignorando todas as intruções “float” do CSS do menu. Todas as tentativas são frustradas, nem o alinhamento do menu à direita, nem os <li> na horizontal funcionam…

Bom, no Firefox ou no Chrome eu esclareceria isso com um “inspect element” e checando o estilo computado do elemento. Mas no IE6? Nem o IE Developer Toolbar funciona…

E agora? #comofas???

EDIT

Consegui resolver o pepino, graças a uma luz em um fórum de ASP.NET. É “só” colocar um width nos <li>, mas caso fixar a largura dos itens não seja uma opção (como é o meu caso), “width: 0px” parece resolver. Works for me!

Moral da história?

Stop living in the past

